Renovando o riso – Gênesis 18
- Projeto Missionário Compaixão
- 15 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mar.

Deus está trabalhando na nossa vida nos mínimos detalhes. Digo isso porque reconheço-O nessas veredas, sei que Ele tem tudo em suas mãos. Permita-me em poucas palavras dizer algo: Eu não tinha dinheiro para ir ao congresso de mulheres da Fiel 2018, só tinha o desejo mesmo. Acredito que 1.100 mulheres tiveram grande “motivo de riso” quando receberam a confirmação da sua inscrição e puderam passar esses dias sendo edificadas e/ou “renovadas” pela palavra de Cristo.
Na verdade, todo ano fico “babando” pelos temas, palestrantes e feedbacks que recebo. Eu nem me importo muito com preletores internacionais, temos no Brasil, pessoas qualificadíssimas para instruir o rebanho feminino. Digo isso, pela Norma Braga, Rev. Mauro Meister, Simone Quaresma, Rev. Jonas Madureira, Rev. Heber Júnior, entre outros… são muitos, são excelentes!
Mas hoje, exatamente nessa começo de noite, posso render graças ao Senhor pela internet, pela Fiel e pelo Rev. Mauro, esse que Deus tem usado ao longo dos anos para instruir minha alma, mesmo de longe. Acabei de assistir sua palestra, com o título: Renovadas no riso (Gênesis 18). O que tenho a dizer depois de ouvi-lo? O mínimo que consigo, agora, é: “Deus está trabalhando em minha vida! Deus está com os olhos fitos em mim”.
Ele poderia ter pregado sobre isso noutro tempo, a Fiel poderia ter publicado em outro momento, eu poderia não ter internet! Entretanto, tenho a oportunidade de ter uma internet razoável, a Fiel publicou e o Rev. Mauro pregou. Louvado seja Cristo! Fui encorajada a confiar mais nas promessas de Deus, a lançar fora meu “riso amargurado”, diante de uma causa aparentemente impossível. Fui exortada e corrigida na alma sobre dependência a Cristo e tantas outras nuances, que agora, esse espaço não me permite explorar.
Saber que, de fato, Deus tem sua história soberanamente decreta sobre nós é incrível, pois quem sou eu para que Ele visite ou se lembre? Mas, como Sara, somos filhas de Eva, a queda afetou sobremaneira nossas perspectivas de vislumbrar promessas quando as circunstâncias tornam tudo tão “estéril”. E mesmo sendo filha de Eva, também sou filha de Sara – esposa de Abraão, aquele que creu. E como filha de Sara que sou, rir diante de uma promessa, diante de Deus, atrás de uma porta, achando que será impossível o cumprimento da Palavra, não é tão difícil. Inclusive, provando que sou filha daquela que era estéril, meu riso já foi amargurado.
Como disse o rev. Mauro na palestra: “Deus cumpriu a promessa, mesmo com Sara duvidando”. Depois de cumprida a promessa, Deus renova o riso de Sara, dando-lhe Isaque. É dito em alto e bom som: “E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” – Gênesis 21.6. Posso dizer em minha alma: Sara, posso rir com você? Não tem como não rir com você, o que Deus fez foi incrível.
Hoje, após ouvir essa exposição bíblica, posso lembrar que não depende dos “meus risos” de amargura. Depende do Senhor cumprir sua promessa. E se aprouver a Deus, como Sara, estarei dizendo: Deus me deu motivo de riso, podem rir comigo? Como uma legítima filha de Eva e Sara, aguardarei o tempo da visita do Senhor. Obrigada Rev. Mauro, Deus foi glorificado! Nunca esquecerei de que o riso pode ser renovado.
Sou uma pernambucana, reformada, que ama congressos da Fiel, mas sem dinheiro, não tem como fazer inscrição. Contudo, grata a Deus pela possibilidade de ouvir a gravação ou ao vivo durante o evento, obrigada Fiel. Obrigada Mônica Dias, porque ouvistes e fizeste-me ouvir. Quem ainda não ouviu a palestra, sente num sofá com uma xícara de café e prepare-se para chorar, porque Deus falará de riso!
Membro da Segunda Igreja Presbiteriana de Maranguape II. Bacharel em Teologia com concentração em Missiologia — STPN, pós graduada em Teologia Exegética — SPN, mestre em Estudos Teológicos — MINTS. Trabalha com Tradução das Escrituras e faz parte do Projeto Missionário Compaixão e Eva Reformada.
Commentaires