top of page

O trabalho à noite. Por Alaíde Monteiro.


Saber fazer uso do sono é uma sabedoria que poucos possuem. É durante o sono que os pensamentos se organizam e as linhas das ideias surgem. Assim como o dia é um tipo de trabalhador, o sono também é. Contudo, deve-se entender que durante o sono nada se cria. Por esse motivo faz-se necessário um trabalho prévio, para se obter resultados.


É através da labuta diária de estudos e da experiência que a lide noturna é preparada. E quando isso acontece é loucura confiar no cérebro relaxado, o penoso trabalho de armazenar as ideias para o dia seguinte. Então, o que se deve fazer a respeito?


O autor afirma que é imprescindível ter ao alcance das mãos um bloco de notas, pois mais vale um breve momento desperto do que o sono perturbado. Com o intuito de tentar lembrar dos pensamentos que surgiram.


“Quando a gaveta estiver vazia e a corrente de pensamentos novos parecer provir inteiramente dela, parem de escrever, mas não deixem, enquanto isso, de manter o olhar fito em sua fortuna: pode ser que ela cresça ainda mais, que a corrente gere novos elos, que as correntinhas se multipliquem e se subdividam. Tudo isso é tão valioso que não se deve perder uma parcela sequer”.


Ao compreender a relevância que o sono possui para a vida do homem pensador, não se deve esforçar para retardar o sono, pois do mesmo modo que um trabalho ameno e regular harmoniza o dia, o trabalho inconsciente da noite pode nela verter a paz e dela afastar as divagações e as insanidades esgotante — Por @alaidemonteiro

Comments


DESTAQUES

POSTS RECENTES

TAGS

NOS ADICIONE

  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
bottom of page